1º Mostra Virtual
Exposição Individual
"Confluência das Cores"

Semini Kwsta

Haveria um texto amplo a sumarizar a vida e a obra de Semini Kwsta – pintora, artista plástica e fotógrafa, ainda com formação em pedagogia –, mas, da mesma forma que a natureza de sua obra, fiquemos com a essência dessa trajetória. Nascida Aparecida Semini da Costa, em Duartina-SP, carrega no sangue tanto a materialidade de sua ascendência italiana, da qual conserva também a cidadania, como a vocação para a pintura. Sendo neta de imigrantes italianos, a origem de sua família remonta aos pintores que habitavam a região da Lombardia que, pela localização geográfica, podem já ter adotado o Maneirismo, uma revisão do naturalismo. Semini Kwsta vai elaborar um estilo próprio, com forte influência do impressionismo, adotado quando de sua primeira viagem a Paris em 2009. Mas logo na infância a imaginação era traduzida na forma de desenhos, apreciando todos os matizes da arte visual, quer seja na coleção de lápis coloridos ou na apreciação da arquitetura, culminando na confecção de roupas para bonecas. Marcou-lhe ter recebido um certificado no colégio – o primeiro de muitos – por uma pintura de um sabiá laranjeira, que já não a possui mais, mas cuja imagem lhe causa orgulho até hoje.

Suas pinturas revelam este estilo alegre e marcante e, na maioria, são com moças de costas que quando mostram seus rostos, possuem a tez suave contrastando com as cores exuberantes de suas roupas e da paisagem que abarcam ao mesmo tempo e compõem um todo com traços firmes e exuberantes. Referências a Renoir, Monet e outros mestres são marcantes na sua obra.

O rol de homenagens e exposições de seu currículo é extenso, com destaque recente para a Medalha de Ouro conquistada na Cidade do Porto em Portugal, pela exposição na Galeria GS daquela cidade. Também poeta das palavras, integra várias antologias nacionais e internacionais.

Alguns acumulam milhagens nas viagens, Semini, imagens. Sua incursão pelo mundo – Argentina, Inglaterra, Portugal, Itália, Grécia, França, Estados Unidos – foi para expor seu trabalho de artista plástica. Dessas viagens emana a sensibilidade para o registro fotográfico, mesclando a exuberância natural de suas paisagens com a necessidade de expressão para a pintura em curso. São com esses cliques que constrói sua visão ao mesmo tempo refinada e crítica do mundo. Um mundo que seria somente dela, mas que gentilmente está compartilhando com todos nós.

Já se mistificou a fotografia como o retrato da alma, nem tanto do retratado, mas do fotógrafo. Creio que é forma mais sublime de expor a essência da arte, pois se torna arte ao interpretar a paisagem, o objeto, o ser já existente. Semini Kwsta retrata, assim, a realidade com seus sentimentos e cores pessoais, diferente da realidade da fotografia.

Que não fique a impressão de que a fotografia lhe é nova ou amadora, pois já participou de exposição na capital paulista e também de um concurso de novos fotógrafos, com a imagem “Passeio”, capturada no famoso Central Park de Nova York.

Atualmente mora em Campinas-SP e passa seus fins de semana na região de Poços de Caldas, cidade mineira. Tem sob sua responsabilidade vários projetos de música, dança, arte visual e de fotografia, alguns desses envolvendo alunos da Rede Municipal de Campinas.

Informações pessoais:

Comendadora, Doutora Honoris Causa em artes plásticas.

Semini, nascida no Brasil na cidade de  Duartina estado de São Paulo, radicada na cidade  de Campinas, S.P. desde 1980, nacionalidade Ítalo- brasileira, descendente de pintores italianos região da Lombardia da época do renascimento.

O talento vem desde criança, como prova disso coleciona o certificado que recebeu no 4º ano do ensino da escola primária.

Formação:

Formada em Teologia que levou a uma sintonia mais direta com Deus; em Pedagogia levou a prática com o  contato direto com as crianças na escola; em Artes Plásticas que facilitou a transmissão do pensamento, do amor  e das belezas da vida através das pinturas e em fotografia que faz os momentos permanecerem vivos.

Algumas exposições individuais e coletivas e premiações:

Brasil: Campinas- S.P, São Paulo- S.P, Tiradentes- MG., Caldas- MG, Poços de Caldas- MG, Curitiba- PR., Vinhedo- S.P. Rio de Janeiro – RJ.

Itália: Roma – Veneza

Portugal: Cidade do Porto, Lisboa

França: Toulouse, Paris

Espanha: Madri

Grécia: Atenas

Argentina: Buenos Aires

Inglaterra: Londres

Estados Unidos: Washington – Atlanta

 

Menção Honrosa Internacional – Museu de Belas Artes em 2001, Rio de Janeiro. RJ

Menção Honrosa Internacional – (MASP) Museu de Arte de São Paulo em 2002, São Paulo. SP

Medalha Carlos Gomes 2003- Câmara Municipal de Campinas- Campinas. SP

Menção Honrosa- Salão Internacional da ANAP- Academia Nacional de Artes Plásticas- 2009 – Poços de Caldas.

Honra ao Mérito- Brasão “Ordem do Mérito das Artes Plásticas”- 2011- São Paulo.

Menção Honrosa – Carroussel Du Louvre – Musée Du Louvre em 2011- Paris França.

Medalha de Ouro – XII Salão Nacional de Artes Plásticas República Federativa do Brasil em 2012- São Paulo. SP.

Grau de Cavaleiro – Centro Cultural da Marinha em 2012 – São Paulo. SP.

Grau de Comendadora- Ordem do Mérito das Artes Plásticas 2012- São Paulo.

Troféu Comendadora Carmes Franciosi –III Salão São Paulo de Artes Plásticas -2012- São Paulo. SP.

Participação: livro A Voz do Poeta V- Casa do Poeta de Campinas .SP. 2011.

Participação: livro State of the Art – Artist’s Book- em 2013 –  Portugal.

Participação concurso literário: Antologia “Poesias Sem Fronteiras” -2013

Participação: Antologia “II prêmio literário- 2014”.

Participação : livro Enciclopédia de Artistas Contemporâneo Lusófanos – 8 Séculos Da Lingua Portuguesa -2014 – Foz do Iguaçu- PR.

Participação : livro    Antologia Pablo Neruda e convidados  – Santiago do Chile e Bienal Ibirapuera – São Paulo.

Prêmio de participação “Antalogia fotográfica urbsbrasil” cidades em tons cinza. 2016

Troféu Cora Coralina- Academia de Letras de Goiás- 2016 – Goiania – GO.

Medalha de Ouro – ART TO THE WORLD – Galeria GS – 2016 –  Porto – Portugal.    

Exposição coletiva ‘Entre o saber e o Criar’ Galeria Spazio Surrealle- 2016- São Paulo. SP.

Exposição Galeria Ampliart- 2017- Poços de Caldas- MG.

Medalha de participação da Semana “Valorização das instituições Militares e Policiais” Shopping Campinas e Câmara Municipal de Campinas- 2017-Campinas -S.P.

Título de Doutora Honoris Causa em Artes Plásticas- Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente; O Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, o Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz e da Justiça e a Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes- FEBACLA  RJ – 2017

Exposição Coletiva “Valorizando a Arte” Espaço da Assembléia Legislativa de São Paulo- 2017

Diploma Pincel de Ouro 2017 – FEBLACA- Federação Brasileira de Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes

Medalha de Ouro – Mostra Internacional – 2017 – Porto- Portugal

Medalha de Ouro – Mostra Internacional – 2017– Toulouse – França

Participação no livro Art Book – 2017 – Portugal

Medalha de Ouro – II Salão Internacional – 2018- Porto – Portugal

Medalha de Ouro – Mostra Internacional – 2018 – Roma – Itália

Premio – Tribute To Tiziano – 2018 – Veneza- Itáilia

Participação: Antologia e da Coletânea do Projeto Mundial Dias de Reclusão – com a obra – (Covid 0) – 2020

Premio Internacionale citta di New York –2020 – Gallleria White Space Chelsea – New York – NY

Participação na organização do evento Encontros Temáticos sobre Diversidade  Étnico – Racial. Prefeitura Municipal de Campinas -Campinas. SP. ( exposição)

Promoveu e coordenou exposições de arte, fotografia, música e teatro na área da Educação da Prefeitura Municipal de Campinas.

nos visite